sábado, 27 de agosto de 2011

Matéria

Estava eu aqui, estudando seriedades, quando repentinamente fui acometida por cócegas impossíveis de localizar. Fui arrebatada por uma vontade enorme de espreguiçar no chão, agora nu, da sala, de olhar por baixo dos móveis. Quem será que mora lá? Achei melhor não saber, são já tantos os isqueiros perdidos, as canetas desaparecidas, as palavras fujonas, vai que tramam contra mim bem debaixo do meu nariz?! Melhor não saber.

Tive uma vontade imensa, depois, de me desintegrar instantaneamente, dissolver sem angústia, numa bacia muito gorda de água quente e pelos curtos, que não me abafem. Dormir despreocupada com o movimento do mundo, esquecendo visceralmente que o minuto seguinte existe e que depois dele outros virão num cordão cuja finitude me escapa, mas a contundência dos afazeres por vezes me esmaga.

Nem tem sido tantas as restrições das horas, quando folheio os dias verifico contente que não há do que reclamar, mas gulosa, queria mais, queria calar por dentro para ouvir o discurso do corpo, e só. Daí fiquei imaginando a perfeição de sessenta minutos começados pelo despojamento de qualquer matéria sobre o corpo, que não fosse aquela água boa massageando as carnes, na boca um sabor que fosse três, café, chocolate e morango, nos olhos as lágrimas que por ventura ou desventura viessem a pesar mais tarde, para os ouvidos algo isento de palavras cujo compasso casasse com o de dentro, e terminados esses minutos encontrar-me-ia na secura morna, macia, de cama ocupada por Morfeu, cama cheirando suave a mel.

Revisitando a lista de exigências dou conta que, humilde, preciso de pouco para pagar meu próprio resgate, sorte minha ser assim tão rente ao chão.

- Elis Barbosa 

2 comentários:

  1. Assumi a gravidade e com ela um peso de raízes que me colam à terra: meu elemento. O chão é apenas um veio castanho em meio à íris azul. Caminho sobre o olho de Deus. E a mim...é de baixo que me olha.

    ResponderExcluir
  2. Oi Sussu,texto muito bom de ser lido.Adorei
    Beijos,
    Ligia

    ResponderExcluir

Troca comigo, meu texto pela sua impressão dele ;O)