sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Póstumo

Encontradas uma na outra, destilavam carinho as irmãs, e este escorria pelo entendimento mútuo, mesmo não sendo sinônimo de irrestrita concordância. Embora a compreensão fosse a presilha preferida para amarrarem-se as tranças, desenrolarem os novelos de assuntos graves, belos, quentes, fervorosos, leves e bobos. Cabia tanto no bojo daquele amor que era refrigério de Kibon em dia de verão.

Tratando dos assuntos pertinentes ao invisível, das abstrações comumente encontradas nas entranhas dos seres humanos, que quanto mais humanos mais entranhas, ou mais abstrações, não puderam concluir, chegaram à gênese tal qual biblicamente se sabe. 

- Criou Deus céus e terra, e viu que era bom.

- Sim.

- Criou Deus o homem, a mulher, e viu que era bom.

- Sim.

- Criou Deus a morte, e viu que era muito bom.

- Como?!

Metade ficou de conferir as letras mitológicas, que se realmente postas assim descompõem um pouco sua descrença conservada para manutenção de algo difícil de nomear. Lembrou-se de outras palavras, as ditas por aquele a quem cabe tudo explicar:

"(...) é muito provável que os mitos, por exemplo, sejam vestígios distorcidos de fantasias plenas de desejos de nações inteiras, os sonhos seculares da humanidade jovem."

Vestígios distorcidos de fantasias plenas de desejo. Se assim o for, importa pouco a referência que se busque, o fim é condição para a continuidade, e isso soa paradoxal. Não antagônico, como se pode deduzir caso a atenção seja só de superfícies. Então seria esse o devir do que se chama humanidade: vestígios distorcidos de fantasias plenas de desejo. E há plenitude tangenciável na fantasia? Será condição para a plenitude o desejo? O contrário é tão raro que humano nenhum poderia.

Vestígio é indicação, indício de algo que não está mais, um dos dicionários diz ainda sobre "sinal deixado pelos pés no lugar por onde se passa, rasto", o resto da equação jamais fechada por inteiros. O exercício visa à tentativa de ajuntamento dessas peças, estendendo-se à medida exata da necessidade de não se perderem as indicações, pois são as marcas do caminho que circunscrevem quem trilha. 

Daqui as crianças juntam seus brinquedos, elas ainda podem consubstanciar suas fantasias. Aos maiores ficam os mitos, "o nada que é tudo" mesmo sendo só vestígios de fantasia. Fica também a vergonha e o constrangimento de ainda se querer a fantasia plena de desejo.

A morte e o mito, hoje são eles que vejo na praça a se olharem enquanto balançam na gangorra.

- Elis Barbosa

Revisão: Leandra Freitas

2 comentários:

Troca comigo, meu texto pela sua impressão dele ;O)