quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Mais uma vez!


Sim, sim, vai acontecer de novo. Mais um ano passou e vem chegando a hora de mudar os números no painel da estação. São 28 anos os que coleciono, achando que isso é tempo demais para consciência de menos, confesso, surpresa ainda. Será um ano unidade de tempo uniforme?

O efeito do tempo, Sr. Regente Supremo da Silva que vai virando as páginas do livro, condenadas a serem preenchidas e nós a preenchê-las.

Seja como for, por costume fuço coisas antigas essa semana, e não pude deixar de olhar para uma com carinho especial. Aconteceu para catarsear uma dor imensa que curtia meu coro. Superava-a, lenta e gradualmente, imbuída de vontade feroz de viver.

Tesão, é um texto de tesão pela viagem, não apesar dos percalços, mas trazendo-os na algibeira.

Reproduzo abaixo a coisa, pensando nos ciclos que começam e terminam, através dos anos que passam por nós.

Viver é nascer lentamente.
Antoine de Saint-Exupéry

Dói! Nascer dói. No primeiro momento chora porque ao se encherem de ar os pulmões o recém parido sente dor. Acontece que todo dia é um parto. Acordar pela manhã sacudida pelo despertador dói. Abrir os olhos na claridade do dia que cutucando para o movimento necessário dói de verdade. Assim que acorda, a bexiga cheia dói, vai passando o tempo de acordado o estomago ronca doloridamente.

Todo dia é um parto. Todo parto é esforço, marca, amarrota, é doloroso, intenso. Viver é um parto lento, um parto diário, paulatino e ininterrupto, dura enquanto se estiver respirando. Conclusão: dói tudo!

Todo nascimento é começo. Todo começo é um parto que ainda se processa, é uma dolorosa invasão de qualquer coisa inevitável, intrusa, fundamental, como o ar inflando pulmões. Ar, esse que de necessário só tem o oxigênio, de resto pouco ou nada se aproveita, sem opção leva-se sempre o pacote. Parece que não se pode ficar só com o necessário. Olhando ainda pelo buraco da fechadura, pela fresta estreita a que tenha acesso, parece que o processo inclui tudo: sangue venoso e um sistema inteiro para processar o que vem sem que se peça ou precise, o que se impõem.

Todo começo dói. Todo dia é um parto. A dor está subjacente. Parece condição humana ser o que sofre-dor. Ouvi do doce famoso-poeta-músico “E toda dor, vem do desejo de não sentirmos dor”, círculo perfeito, sem começo nem fim definidos. Todo dia é um novo começo que não termina quando acaba, porque vamos levando tudo na memória.

Há dias que levam anos para serem digeridos.

Todavia, entre tanto, continua-se, há compensações, há o prazer. E se o que chega tem peito para mamar, coloquemos nossos óculos de sol, que o despertador seja um cavalheiro lindo beijando-me a boca libidinoso. O ar, que seja perfumado, que me limpem depressa e venha um aconchego morno para consolo, um abraço quente como recompensa pela coragem de ser no mundo.

Apesar de ninguém pedir pra nascer, não se deve desejar a precipitação do fim.

Nascer dói. Todo dia é um parto.

Mesmo quando se trata do prazer, há certa dor envolvida, a do fenecer de todas as coisas, a verdade do efêmero. Há que se tirar a dor para dançar, posto que tudo tem de acabar hoje para nascermos amanhã. Saber disso dói. “Viver é nascer lentamente”, nascer dói e todo dia é um parto.

De modo que não se deve, portanto, fazer da dor inimiga horrenda, nem tão pouco torná-la bem-vinda, pois sendo inevitável, inerente, que seja posta em seu lugar devido, com a naturalidade que lhe cabe.

A poesia de todo nascimento vem desse duo, prazer e dor. A busca pelo prazer na tentativa ávida de um descanso para a dor perene. Nascer é inevitável e quem sobrevive não deve querer morrer. Todo dia é um parto que tão carregado está de dor quanto de expectativas, verdade e força. Renovação! Viver é irresistível!

- Elis Barbosa

3 comentários:

  1. Realmente cada dia é um parto,mas é maravilhoso poder narcer e ver quão bela é a vida,ainda que cheia de defeitos...
    Agora que há "dias que levam anos para serem esquecidos" ah! isso é verdade!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. E para esses dias amiga nao ha sal de frutas que resolva! hihihihi
    Beijos mil

    ResponderExcluir
  3. primaaaaaaa
    amei o texto
    eu li uma vez q nao vivemos nao paraiso e sim no planeta Terra
    e viver aki nao eh fácil
    =)
    meu novo blog
    http://ridiculodavida.blogspot.com/
    bjbj
    te amooo
    milla's

    ResponderExcluir

Troca comigo, meu texto pela sua impressão dele ;O)