quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Troca

Ando sem inspiração… ando sem idéias… ando meio é sem rumo para escrever isso sim … sem tesão talvez... mas acho (espero) que isso seja normal, nada mais que um momento dentre todos os que passam por nós e nós por eles...

Na verdade ando mesmo é concentrada, num trabalho para a instituição e num questionamento que não pára de me assombrar: o que é reciprocidade?

O dicionário me diz que é “qualidade do que é recíproco”, daí recíproco seria “tornar recíproco; dar em troca; compensar; permutar; mutuar” e gosto disso, disso de tornar algo recíproco, de mutuar, dividir, compartilhar, entrar em contato... disseram-me romântica, mas não como no senso comum que refere-se, quase que exclusivamente, a historias de amor, disseram-me romântica como alguém que busca contato.

Nem gostei, nem desgostei... como já disse ando sem tesão, incerta... e me ponho a pensar: não seria eu uma idealista? E se for, será isso algo ruim? Será, o desejo de entrar em contato, de oferecer (mais pelo prazer da apresentação de uma possibilidade que de uma possível aceitação) de partilhar um ideal (em forma de sentimento, palavras ou do que quer que seja), uma coisa chata? Será isso sem sentido?

Acredito, em muitas coisas, será ingenuidade da minha parte? Gosto de sentir prazer... será isso um sinal de incapacidade em elevar-me ao racional, ao extra-sensorial? Não me nego a sentir dor que seja justa, será isso algum tipo de pobreza de espírito?

São tantos movimentos... indigno-me, sorrio, respondo sempre que me perguntam, pergunto sempre que não entendo, olho para ver, escuto para participar, cheiro para identificar ou descobrir, toco por gosto ou necessidade mas sempre para sentir... acordo todos os dias com meus óculos e uma vontade incrível de me saber viva mais um dia por me dar conta das coisas que estão a minha volta e sentir que existe reciprocidade, troca!

Claro que a intensidade desse ímpeto varia sempre, acompanhando a instabilidade de tudo que é natural (quando a operação tartaruga está em execução então, nem se fala), de qualquer forma o ímpeto está lá como um impulso vital, o desejo de sempre estar exatamente onde estou, no exato momento em que estou para sentir o que tudo isso me traz... daí não sei se fico ou se vou... não sei se saio correndo ou se saio à francesa... não sei se devo, uma vez ainda, tentar olhar através do véu espesso que tenho a impressão de estar cobrindo meus olhos...Bom, seja como for será exatamente como deve ser: a recíproca sendo sempre verdadeira! Agora, se, como, quando, porque ou ainda o que é verdade é papo para um outro post...

6 comentários:

  1. Dentre tantas incertezas, ao menos parece que recíprocas geralmente são verdadeiras. Digo pelo que já vivi, pelo que vejo, e pelo que li. Uns chamam de Lei do Retorno (tá na moda...). Bumerangue, iô-iô, gangorra, saturno, seja lá o que for, tudo retorna, mesmo que seja de onde ou quando não se esperava, eu acho.
    Engraçado é que a cada vez que a senhorita se diz sem inspiração para escrever, o que se segue é justamente um texto reflexivo, sincero, e eu diria até... inspirado!
    Não estaria a senhorita apenas não reconhecendo o que está em si o tempo todo? Desse jeito, pedirei que, sempre que se sentir sem inspiração, ligue o computador e escreva. O resultado tem sido brilhante!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada!!! Você realmente lê, e o mais bacana, entende as coisas que eu escrevo! Sim, a lei do retorno, vamos esperar por ela sempre, para quem tem a consciência tranqüila ela é mais uma esperança que um mistério...
    Beijos beijos

    ResponderExcluir
  3. nossa
    rsrsrs...
    pra quem estava sem inspiraçao o texto esta muito bommmm
    amei mas eu acho q nao se deve ficar esperando uma troca
    faça oq achar certo
    ok?
    bj
    da sua primaaaa

    ResponderExcluir
  4. Reciprocidade no meu pensar é ter assim uma amiga linda que me faz SENTIR q pensamento vale nada se vc tem uma ou outra pessoa q se doa na vida p q essa última possa entrar!!! Um bj, Cururua!

    ResponderExcluir
  5. Milla minha querida!!! Ateh quando existe retorno existe troca, ela nao eh uma coisa ruim ou menor e a gente nao deve esperar pelo retorno pq ele sempre vem, das mais diferentes formas... a troca eh inevitavel!
    beijos mil pra vc princesa!

    ResponderExcluir
  6. Esse resumo de amizade eh lindo!!! E lah vamos nohs Cururua!!!
    Beijos

    ResponderExcluir

Troca comigo, meu texto pela sua impressão dele ;O)