terça-feira, 4 de agosto de 2009

passagens

Noite fechada em escuridão espessa evidenciaria o silêncio que o mundo faz quando pára, reflete, estagna. Isso, não fosse a chuva caindo entregue, a desabalar-se em burburinho, rasgando nos barrancos caudalosos véus-de-noiva.

É noite sem lua e chove em todo lugar.

Numa noite assim, em que a natureza impõe sua supremacia, calando os nomes, calando aos homens, é possível perceber o tempo no quarto ao lado, trabalhando incessantemente na construção das vidas. O tear do tempo parece querer se fazer ouvir, constante, confeccionando tramas, escrevendo histórias, cruzando roteiros.

Em noites assim lembro de mim e de tudo que foi escrito até agora, lembro do meu pai e do quanto ainda há para se escrever.

Saturno, poderoso tempo que ora cobre a alma com seus panos quentes amolecendo os limites, aumentando o amor, ora golpeia com seu cutelo preciso esculpindo as formas mais, mais, inequívocas, mais singulares, em conformidade absoluta com o princípio da diversidade, bem natural. Resignando a dor, adotando a saudade que sua frio toda vez que a reconhecemos.

Noites assim são muito, muito traiçoeiras, tomam os espíritos incautos de chofre, como num assalto, rendendo-lhes, evidenciando aguda e de uma só vez, sua impotência diante do tempo e o quanto ainda lhes falta...

Quando chove falta mais do que quando não.

A Precariedade surge de mãos dadas com o Desconforto, tanto mais garbosos quanto maior for a chuva, ainda mais se a chuva for de inverno. Fica tudo frio, os pés molhados, as mão que não esquentam nunca, o corpo todo se contraindo, se ressentindo... já faz um tempo que chove! Será isso que me aperta o peito? Será a chuva? Ou será o tempo?

- Elis Barbosa

2 comentários:

  1. Nossa Elis, o que foi isso que me...me atropelou? Absoluto o texto. Apreendo todo o pensamento.

    Beijo, Kk

    ResponderExcluir
  2. Amiga, querida, saudade!!

    Esse texto me atropelou também, veio, atravessou minha garganta e saiu para a folha de papel virtual, quase que sozinho, nem parece meu :O) devia estar perdido, vagando por aí...

    Beijos fofa,
    Elis

    ResponderExcluir

Troca comigo, meu texto pela sua impressão dele ;O)