sexta-feira, 12 de junho de 2009

Dia dos Namorados


Senhoras e Senhores, estamos reunidos aqui hoje para celebrar a união entre o dia dos namorados e ...!

Fica a completar... fica à critério de quem elegeu hoje – a despeito de ontem estar ali tão disponível, e o o amanhã, nem se fala – como o dia de unir. Unamos, prezados, o dia dos namorados à paixão, ao amor, à saudade, à beleza, à surpresa, à fantasia... só não unamos o dia de hoje à ilusão, posto que esta pode não durar até a próxima celebração!

Todavia, se só a ela pudermos recorrer, que seja, pois antes o frenesi da ilusão à inutilidade da covardia! Atentai prezados, a que vos fala já fez os dois e decide por unir hoje, todas as possibilidades, paixões, amores (presentes e ausentes), desejos, fantasias, alegrias, e, porque não as despedidas, ao dia dos namorados!

Apaixonados de todo o mundo, uni-vos!!!

Sim, sim, eis o dia perfeito para a informalidade de quem quer compartilhar mais de um significado! Eis a oportunidade perfeita para borrifar clichês por toda a página virtual que se abre nesta tela luminosa!

Então, senta, que era uma vez...

Um dia em que corria de um lado para o outro a Expectativa, tentando freneticamente encontrar a indumentária adequada para elevar à última potência as sensações da paixão. A Euforia ligou cedo e deixou o recado da Ansiedade... é hoje!!!
O nosso primeiro dia dos namorados...

Um dia como outro qualquer, queria que esse fosse um dia como outro qualquer, já que, como sempre, acordava sentindo o peso de uma tonelada no peito vazio... o amor se havia ido, levando na bagagem os sentidos, os motivos, a razão... o céu nublava para combinar com o nada que lhe restava, e as reticências se impunham ao final, desenhando o último degrau para o abismo que ficou... pulo?

Que dia é hoje? pergunta a deusa enquanto morde a maçã da Branca de Neve.
Dia 12 de junho, diz ele num tom fingindo despretensão.
Jura?
Sim, por que?
Levantando os olhos negros e oblíquos do jornal dispara brincalhona, por que o quê?
Olhando-a com a paixão de rendido que era, amando-a ainda mais por, como sempre, não estar nesse mundo, sorriu.
Hoje é dia dos namorados!
Flechando-lhe com uma risadinha traquina, ela mente surpresa, Noossa, é verdade! Bom, já que não temos namorado ou namorada (diz enquanto abraça-o pela cintura) podíamos comemorar o dia dos sem-namorado, o que acha? Amigo não é para essas coisas?
Achou de beija-la para sempre.
Por mim tudo bem! Onde?
Lá em casa, vamos ouvir Beatles, comer da minha comida, regada de muito vinho e se quiser pode dormir no sofá! Fechado?
Às oito?
Te espero!

Plano, precisava era de um bom plano! Como podia um homem apenas guardar em si todas as qualidades que havia idealizado? Não é todo dia que se vê encarnado, andando por aí, o seu ideal! Irrepreensivelmente TUDO!

Traição, a natureza lhe traia! Coloca-lo assim, amigo disponível, homem inalcançável! Amanhã será dia dos namorados e a possibilidade do convite desinteressado para, quem sabe, uma cervejinha com o resto dos amigos, embrulhava-lhe o estômago! Mas qual, que amigos o que? Eram apenas iguais, mas amigos... contigência, não duvide, trata-se apenas de uma contingência desleal!

Não, definitivamente não era possível ficar ali, precisava sair, viajar, mudar de planeta! Quem dera!!! Mas ao que serviria mudar de planeta? Verdade seja dita, muito mais profícuo seria se pudesse mudar de sexo!

Acordava já com um leve sorriso curvando-lhe os lábios de boneca! Não tinha que trabalhar aquele dia, a chuva caia torrencialmente lá fora, o edredom a envolvia num abraço preguiçoso! Não há lugar como o lar!

Enamorada que estava de seu novo apartamento, fez questão de levantar bem devagar e enquanto afagava os gatos respirou profundamente o silêncio delicado que enchia a sala. Olhou em volta e encontrou-se consigo... com uma xícara de café fresco, fumegando, acariciou de leve os universos contidos na estante, constelações em forma de livros, escolheu a trilha sonora e se pôs a amar o dia, o dia que seria só seu!

O pensamento sussurrando-lhe carinhosamente: que dia é hoje? É o meu dia!
_____________________________________

E foram todos felizes para sempre! Encontrando a felicidade onde é possível, deixando que o Sempre more nos momentos que vem e vão...

Convoco-lhes assim, no dia de hoje, a enamorar-se, seja lá do que for... Afinal hoje é o dia dos enamorados! Amemos prezados, amemos muito, porque só o amor constrói :O), supera, perdoa, reabilita, fortalece, suaviza, prevalece, perde para ganhar, insiste, teima, convence, mobiliza, alivia e....

Mais uma vez exorto, não espere pelo dia de hoje, que só há de se repetir daqui a um ano, para autoriza-se a se deixar levar!

Afinal, o que pode ter hoje de diferente de ontem ou de amanhã que ficamos a esperar e não dissemos ontem o quanto amamos desde sempre?

NADA!

Aproveito então hoje para dizer que naquele anel, Querido, há amor, naquele telefonema irmã há saudade (amor na ausência), naquela mensagem mãe há amor (escrito para a posteridade de quem me deu começo), naquele sorriso pai há amor (amor primeiro), naquela saída irmão há amor (amor de cumplicidade), naquele torpedo amiga há amor (o amor que faz a alma estender-se para alcançar a humanidade necessária)!

- Elis Barbosa

4 comentários:

  1. Olá Elis

    Obrigado por sua visita a minha página! Estas postagens são de memórias, que até escrever e publicar no blog não sabia que o grande Marcos Rey tinha feito parte de tantas vidas!

    Obrigado novamente!

    Fernando Ludo

    ResponderExcluir
  2. Oh Sussu, há o amor e que consigamos manter bem essa nossa relação de irmã.
    Te amo!!! Você é uma irmã 10,nota 10.
    Beijos,
    Ligia

    ResponderExcluir
  3. Fernando, prazer te ter por aqui! Volte sempre para dividirmos pensamentos, memórias e vivências!

    Obrigada vc!

    Beijos,
    Elis

    ResponderExcluir
  4. Irmã!!! Sua coisa maluca e branca e fofa!!!! Nós sempre conseguiremos manter nossa relação de irmãs, senão essa, outra ainda melhor, mas sempre irmãs!!! Razões (adoro razões): a gente se ama, a gente se cuida, a gente "somos" as pessoas que se "conhecemos" a mais tempo uma à outra! Eu te conheço a 28 anos!

    Beijos irmã e volte sempre (antes que eu te cobre!)

    Sussu

    ResponderExcluir

Troca comigo, meu texto pela sua impressão dele ;O)