sexta-feira, 29 de maio de 2009

Sonho



Era uma casa grande e velha, de arquitetura palaciana, feito as que ainda se deixam ver incrustadas nas encostas de Santa Teresa, relíquias silenciosas que olhadas de longe dão a impressão de tempo que não passou... Era um sonho, e à casa misturava-se uma árvore imensa, cujos galhos estendiam-se por todos os cômodos que não vi, pois não me foi dada a alternativa de adentrá-la.


O sonho era meu, a casa era minha, mas não era permitido apropriar-me dela, apenas ao quintal tinha acesso irrestrito. Logo numa tarde tão nublada, o vento achando de sacudir violentamente tudo que encontrava pelo caminho, ficara desabrigada, desamparada, desprovida da proteção do concreto. Todavia, o coração pulava em folia desordenada pois que no horizonte surgia um ser, que de tão humano que era, foi o companheiro eleito para, de mãos dadas, acompanhá-la nas primeiras incursões ao mundo real. Eis que de tão plena a aventura foram imiscuindo-se um no outro de tal maneira, e teve o amor tal magnitude, que mesmo depois do fim absoluto e necessário guardaram ainda o sonho como único ponto de encontro possível.


Então, mais uma vez encontravam-se!


Seguia o vento a revoltar as folhas das árvores, os cabelos de ambos, a poeira de tudo que houve e de tudo que há, carregando-a para um futuro que ainda não foi e que ninguém pode saber como será! Não importa, já fazia tanto tempo que não se encontravam, bastava já o bálsamo que era saber que lhe sabiam, o alívio do abraço apertado que levava embora toda a solidão, a renovação da cumplicidade ao olharem-se mais uma vez nos olhos, bastava já poder arrefecer um tanto a aridez que traz a distância, abrandar a sede de reconhecer e ser reconhecida naquele lugar que havia mesmo sido o lugar de todo dia!


Conversamos longamente sobre todas as coisas, sentados num banco de praça branco, aliás, tudo que não era verde ou cinza, ou preto, era branco. Até o amarelo dos gatos, sempre tão vivo apareceu pálido, e eles tinham pulgas, muitas e muitas pulgas surgiam da terra no quintal e ficou decidido que uma solução deveria ser encontrada rapidamente para tal questão, questão de ordem sanitária! Os gatos deveriam ser limpos, o quintal deveria ser limpo, eu deveria ser limpa... decidido isso, passamos a nos olhar novamente.


Sorrimos os sorrisos mais marotos, de quem sabia da arte que fazia! Beijamo-nos longamente e aprofundamos ainda mais nossos laços de eternidade, pois logo seria chegada a hora da despedida, era certo. Tentei entrar na casa, como se lá pudéssemos nos esconder de acordar, todavia, o caminho para chegar até a porta alongava-se tanto mais quanto me esforçava eu, trazendo o amado pela mão, em percorrê-lo todo.


Dói sempre a despedida, pela sua natureza mesma de afastar, mas nesses encontros doía especialmente, pois no mundo dos sonhos a verdade se apresenta clara, pungente, desavergonhada de si... dessa vez expôs-se no lençol que se solta do varal, sacudido freneticamente pelo vento: soltar-se-iam no mundo novamente, daqui a pouco, e talvez nunca mais se vissem, este pode ser o último encontro, nada é garantido, nada é certeza.


Acordei doída, sentindo os olhos pesados de lágrimas que não derramei, o rosto tenso pelos sorrisos que não dei, a alma ressentindo-se do assalto sofrido na madrugada, tantos arroubos e eu nem estava acordada!!! E as palavras? Onde estão as palavras que trocamos? Jazem em algum lugar do qual não saberei nada, jamais, pois foram por aquele vento levadas!

- Elis Barbosa

2 comentários:

  1. Que texto lindo Elis. Parabéns. Bjo, Kk

    ResponderExcluir
  2. Kk, quanto tempo não passamos tempo juntas né não? Saudade! Obrigada pelo lindo fofa!

    Beijos,
    Elis

    ResponderExcluir

Troca comigo, meu texto pela sua impressão dele ;O)