quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Clichê Refresco


Negra carvão que era, brilhava suando das lambidas que o sol lhe passava pelo corpo firme. Caminhava pela rua de vento segurando o vestido vindo agarrado às formas todas dela. Queria voar.

Pensava, como devia ser, na vida pra levar. Coroada de força pedia saber, tinha sede de sossego. Os mundos queriam sua atenção. Cansava canseira resignada sorrindo esperança, olhava sabida o fim da rua que ia dar no infinito.

A passagem de um sujeito homem lhe distraiu por pouco com suas palavras sujas, carregadas pra longe do corpo puro, como espelho torto não refletiam a beleza que era. Acariciou deliciosamente os cabelos pretos que não branqueavam, crescendo em cachos doidos, macios, encorpados. A pele não marcava com o peso do tempo trepado ali nas costas. Preto é feito assim, pra durar lindo.

A noite chegava mansa, o sol despedia dela a contragosto, refletindo seu protesto em mil cores quentes no céu que guardava ainda alguma suavidade do azul do dia. Condescendente, a preta arreganhou os lábios de morder escandalizando com a brancura dos dentes-concha-de-mar, claros como lhe ia a alma.

Longe se ouvia os tambores a dissipar restos de realidade. Já não dava mais conta do que a havia levado à rua, lembrava só de fazer muito tempo desde que se derretera em regalo de si e nada mais. E o tambor chamando, e ela indo.

Acaba que se deixou pintar no quadro antecipado, acertando lá mesmo suas contas, sambando tudo que a vida lhe devia.

- Elis Barbosa

4 comentários:

  1. Negro é uma gente tão especial, tão plena de identidade. É fonte de inspiração imediata. Consegui enxergar toda a cena através das suas palavras.

    Saudades! Bjo, Kk

    ResponderExcluir
  2. Kk!!! Saudades também! Negro é lindo! Eu, que carrego minha mancha-prova de ser da raca, vou exigindo o direito de falar assim, como se (eu) também fosse preta na pele.

    Beijos,
    Elis

    ResponderExcluir
  3. Legal Elis
    talvez você se divirta em http://papopoetico.blogspot.com/
    A poesia é necessária
    Tudo de bom

    ResponderExcluir
  4. Tenho um selo para ti no meu blog: http://azuldomar1.blogspot.com/2011/10/selo-2.html
    Beijinhos!

    ResponderExcluir

Troca comigo, meu texto pela sua impressão dele ;O)