quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Véspera de Natal


A véspera de natal é quando se começa a comemorar o natal. É para a noite do dia 24 de dezembros que as pessoas se põem a preparar coisas e mais coisas... para a casa ficar como nas fotos, para as pessoas ficarem como nas fotos, como se as fotos fossem mesmo passíveis de reprodução na realidade... justo aquelas fotos que são produzidas tão somente para fazer com que todos tentem imita-las!

Enfim, chega ao fim o dia 25, arrastado, de ressaca.... As pessoas deixam os lugares e se põem a voltar para a aridez de suas vidas indivisíveis, indo-se embora (mais uma vez), deixando para traz a casa que reflete o estado dos corações, uma bagunça! Tudo fora do lugar, remexido, usado, restos e sobras com o que não se sabe o que fazer: jogar fora ou reciclar? Esbofetear ou perdoar? Acolher ou ignorar?

Essa véspera de natal teve de curioso a presença da verdade à mesa onde ceamos. Não daquela verdade que declara, discute, ou debate, mas daquela verdade calada que cada um de nós amadureceu ao longo vida e que parece bem ter desabrochado ao longo do ano que passou. È curioso perceber o processo lento de uma família tão jovem. Assim: havia a verdade de cada um e o desejo visceral de um contato amoroso entre todos, só tem que isso ainda não é possível, afinal, só tivemos tempo de começar o caminho das verdades individuais, não dá ainda para dividi-las.

Não partimos o pão, mas bebemos o vinho e nos olhamos muito. Ainda não nos tocamos, mas estamos começando a nos reconhecer. Será para isso que serve o natal?

- Elis Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Troca comigo, meu texto pela sua impressão dele ;O)