domingo, 20 de maio de 2007

Vazio...


Pedi o empréstimo uma caneta que, tanto para mim quanto para uma menina, de mais ou menos uns seis anos, parece ser o maior dos tesouros.

Ocupamos as duas um mesmo tempo, a despeito da diferença de idade. Encontramo-nos obrigadas a assistir uma aula absolutamente insossa e tediosa. A coitadinha acompanha a mãe, que por sua vez tenta arduamente compreender um conteúdo que se autodestruirá dentro de 5 minutos, mas ela, também coitada, não sabe disso.

Eu, traidora de mim, acompanho o fluxo da necessidade imposta pela grade curricular, e aproveito esse tempo para imprimir impressões e treinar um pouquinho a caligrafia.

A menina olha para mim em desespero, se sacode na cadeira e aperta o braço da mãe. Não posso ajuda-la e como não tenho para quem ou para o que olhar, olho de volta para ela com um sorriso amarelo e, como o professor não consegue parar de falar de números, amostras e quantificações ela se joga no chão, literalmente, do jeitinho que eu mesma queria muito fazer.

Logo ganha um colo de consolação, começa a descabelar sua mãe, projetando no outro o que tinha em si - tão humana aquela criança! - e consegue diminuir, em muito, a duração do consolo, é posta de lado.

Começa, então a escrever, como o fazem todos os degredados, e nossa cumplicidade então está formada! O tédio que nos une é incomensurável e tentamos não chorar enquanto o quadro-negro vai se enchendo de fórmulas sem sentindo.

A minha idéia desta disciplina era que fosse qualitativa, mas além de ser exposta sem qualquer qualidade, pretende quantificar sentimentos e construções subjetivas... loucura né?

Hoje é uma segunda-feira cansativa e tediosa... minha histeria está controlada pela fome e pela tristeza que tem enchido meu saco desde ontem à tarde quando, levada pela mão por um cenário familiar, tive um bad trip... Páginas da vida, laços de família, a vida como ela é, mas estou tranqüila por que acredito que meu caso não chegará à linha direta...

-Elis Barbosa

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada pelos elogios! Agradeco pela presenca constante no blog, vc eh o meu(minha) leitor(a) mais presente no blog!
    Obrigada
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu voltei!!!
    Muito bacana seu texto, como disseram acima sua veia lispectoriana falando bem alto...vc sabe o quanto isso é u elogio, né? ainda mais para amantes de Clarice como nós...
    Momentos assim, crianças em aulas tediosas são realmente propicios para reflexão. E como vc reflete bem ,hein?
    Saudades e ainda bem q vc não vai parar no linha direta.....hahahaha
    Bjs, Lou.

    ResponderExcluir
  4. Uma boa conversa sobre "as didáticas" que inspiram as nossas vidas, será possível aprisionar as subjetivdades em métodos de pesquisa...Até amanhã
    Márcio

    ResponderExcluir
  5. Você disse em seu texto que não tinha para onde olhar. Não concordo.
    Cristiano

    ResponderExcluir
  6. Louise!!! Vc voltou amiga!!! Que lindo!!! Obrigada pela parte que toca a Clarisse e me esbarra! Quem sou eu amada!! Mas a sua opiniao me deixou muito feliz!!! Ainda mais pq vc que prentende ser uma Deseducadora estah falando... alias, fala mais!!!

    ResponderExcluir

Troca comigo, meu texto pela sua impressão dele ;O)