quinta-feira, 8 de julho de 2010

Ensinamentos de Flor


Moram comigo alguns animais, dois gatos adultos e uma cadelinha vira-lata de quatro meses, a minha filhinha preta, de olhos cor de infinito prenhe, chuviscados de tons de verde. Verde é coisa que vai amadurecer, mas nela acho que tudo haverá de se manter nesse estado de latência, de por vir, de fertilidade em forma de promessa.

A Flor é muito saudável, logo não é possível ver nela sinais de paz, afora quando repousa sob o fardo do inevitável cansaço que é crescer, e isso ela faz a olhos vistos. Conversávamos conversas de olhar essa manhã, conversas brevíssimas posto que a Flor fala mais é com a boca, mordendo, lambendo e latindo. Essa fala canina, confesso, me impacienta, causa angústia e começo a retrucar: não pode morder, não morde, não pode; não pode lamber, não lambe, não pode; quietinha, fica quietinha.

A resposta veio em forma de focinho enfiado entre meu braço e meu seio esquerdo, seguido de um suspiro entediado. Com os olhos ela indaga muito francamente: mãe, não, é pulga?

Pulga?!

Pulga: um monte de coisas vivas, espalhadas pelo corpo todo, chupando o sangue da gente, enfraquecendo, angustiando com uma coceira confusa, mistura de prazer e desconforto, marcando sua passagem com pequenos machucados, ora está aqui, ora está lá, sem nem por um momento se ausentar.

Muda, tive dó dela que não tem mais pulgas. Quanto a mim, resolvi tomar um banho pra ver se consigo diminuir meus excessos.

- Elis Barbosa

4 comentários:

  1. Oi Elis! Já tinha visitado seu novo espaço e achei de muito bom gosto. A Roberta me contou as novidades e imagino que a reformulação do seu espaço virtual faz parte de todo o projeto de renovação que se passou nos outros aspectos da sua vida. Espero que você esteja tendo dias felizes, mais leves e que o future se lhe revele brilhante, como você merece! Beijos querida e parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Elis! Se me lembro de você? Me lembro até da 'agonia' de chegar em casa para enfim estar aqui onde estou, em meio aos seus escritos (e onde sinto-me muito à vontade, diga-se de passagem). Bem, temos agora um impasse: Daqui eu não saio, daqui ninguém me tira, pois seus textos são incríveis! Obrigada pelo comentário no blog, mas quero te convidar a me visitar aqui, onde poderá me conhecer melhor:
    http://minimosmultiploscomuns.blogspot.com
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Que linda Elis! Também amo cães, gatos, peixes e o que há de vir... Meu problema é que moro num apartamento de 40m2, no Centro de SP, aí nao dá... Deixa eu conquistar um quintal na vida.. Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Kk! Você por aqui querida, que honra! Pois é amiga, tudo mudou, resolvi fazer diferente, e sim, não ou mentir que morando em cidade pequena, de veraneio tudo fica bem mais leve, escrever fica mais bom. Obrigada por não esquecer.
    Beijos,
    Elis

    Mila, fui lá e comentei!!!
    Beijos,
    Elis

    Tati, tão logo você posssa, tenha um filhote, eles são demais!
    Beijos,
    Elis

    ResponderExcluir

Troca comigo, meu texto pela sua impressão dele ;O)